Não é raro termos facilidade de lidar com certas pessoas e dificuldade em nos relacionarmos com outras. Temos afinidades com pessoas que complementam nossas características individuais de personalidade, porém, apresentamos natural resistência a padrões de comportamento acentuadamente opostos ao nosso.

As equipes são compostas de pessoas com estilos de personalidade diversos. Essa diversidade de estilos pode trazer conflitos e dificuldades entre os membros de equipe devido aos pontos de vista divergentes, mas, se corretamente gerenciada, pode trazer grandes benefícios para a equipe, tais como diminuição de conflitos, mais criatividade, inovação e maior consistência na solução de problemas e na tomada de decisão.

Dessa forma, é fundamental haver integração e complementaridade entre os membros da equipe para que ela atinja resultados e para que as pessoas possam trabalhar com maior satisfação e competência.

O Gesta Equipe® faz uma análise comparativa das características comportamentais do profissional em relação às características de sua equipe de trabalho, com o objetivo de identificar complementaridade de perfis e causas de possíveis conflitos.